03 - O imperativo em francês.
Escute o áudio para receber informações complementares sobre a lição. (você reencontrará essas informações nos episódios 27/28/57/58)
I. No modulo básico, estudamos os tempos verbais presente, passe composé e futuruzinho (futur proche). Nesse módulo estudaremos ainda outros e começaremos hoje pelo Imperativo.
O Imperativo, como o próprio nome diz, serve para “imperar”, ou seja, para ordenar. Porém nem sempre se trata de uma ordem “mandona”, ela pode ser gentil, vejamos alguns exemplos:
1.Abram o livro na página 25.
2.Pegue o ônibus número 5 e desça no terceiro ponto.
3. Vá fazer sua tarefa!
4.Feche a janela, por favor, estou com frio.
Basicamente, tudo depende da entonação e das fórmulas de polidez empregadas para que o imperativo não seja entendido como uma ordem “mandona”.
Em francês, como em português, o imperativo se caracteriza por ser um tempo verbal constituído somente do verbo, sem o pronome (eu, tu, ele, nós, etc), como nos casos acima (abram, pegue, desça, vá, feche).
A boa notícia é que a formação desse tempo verbal em francês é bem mais fácil que em português. Vamos sempre nos basear no presente para formar o imperativo em francês. Pegaremos a conjugação do presente e suprimiremos o pronome, assim teremos as frases acima da seguinte forma:
1.Ouvrez le livre à la page 25.
2.Prends le bus numéro 5 et descends au troisième arrêt.
3.Va faire tes devoirs!
4.Ferme la fenêtre, s’il te plaît, j’ai froid.
É importante lembrar que o imperativo só é conjugado com três pessoas do discurso: tu, nous e vous. Não podemos dar uma ordem a nós mesmos (je), nem a uma terceira pessoa (il(s), elle(s)) já que a terceira pessoa não participa do diálogo. Assim, para os verbos das frases acima teremos a seguinte conjugação:
Conjugação da 2° pessoa do singular (tu) Conjugação da 1° pessoa do plural (nous) Conjugação da 2° pessoa do plural (vous) |
Ouvrir: Ouvre Ouvrons Ouvrez |
Rendre: Prends Prenons Prenez |
Descendre: Descends Descendons Descendez |
Aller: Va Allons Allez |
Fermer: Ferme Fermons Fermez |
Simples, não? É só seguir as etapas:
a. pegamos a conjugação do presente,
b. selecionamos as pessoas tu, nous e vous,
c. suprimimos os pronomes e temos o imperativo.
Existem exceções? Sim, sempre.
Se observarmos bem o presente, os verbos terminados em “er” possuem um “s” na conjugação da pessoa “tu”. Por exemplo, os verbos aller et fermer dos nossos exemplos ficarão no presente: tu vas (com “s”) e tu fermes (também com “s”). Mas por que não vemos esse “s” no imperativo? A particularidade é que esse “s” desaparece no imperativo. Trata-se de uma regra: no imperativo, os verbos terminados em “er” perdem o “s” na segunda pessoa do singular (“tu”).
Além dessa exceção, existem outras, como nossos velhos amigos être e avoir, sempre irregulares. O imperativo deles será:
5 Être: Avoir:
Sois Aie
Soyons Ayons
Soyez Ayez
O verbo vouloir também é irregular:
Vouloir:
Veuille (nunca usado)
Voulons (nunca usado)
Veuillez
É díficil imaginar dar uma ordem com o verbo "querer". Na verdade é muito usado em placas para fazer pedidos educados. A tradução seria mais para "por favor".
Veuillez faire attention
(por favor tomem cuidado)
Veuillez taper avant d'entrer
(por favor bate antes de entrar).
Até no metrô de Sã Paulo tem uma placa com "veuilliez": http://www.franceszero.com.br/Blog/erro-de-frances-no-metro-de-sao-paulo.html
O imperativo tem uma formação lógica, mas infelizmente essas exceções não (être, avoir, vouloir). Mais uma vez teremos que recorrer à memorização para fixá-las. Nous sommes désolés...